Quem são os possíveis candidatos a governador do Distrito Federal em 2026?

A menos de dez meses do pleito, os partidos já começam a definir os nomes dos candidatos a governador do Distrito Federal (DF) nas eleições 2026. Ao menos cinco candidatos devem concorrer à cadeira no Palácio do Buriti, que ficará vaga ao final do mandato do atual governador Ibaneis Rocha (MDB), que não pode disputar a reeleição.

A vice-governadora, Celina Leão (PP) desponta na frente dos demais candidatos com o apoio do atual governador do DF. Além de Celina Leão, Ricardo Cappelli (PSB), Leandro Grass (PT), Paula Belmonte (Cidadania) e José Roberto Arruda (PSD) também podem ser candidatos ao governo do Distrito Federal.

Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026! É grátis!

O limite para a oficialização das candidaturas é em agosto de 2026. Até lá, o cenário político pode mudar.

As eleições para governador do Distrito Federal e também para presidente da República estão marcadas para o dia 4 de outubro, com possível segundo turno previsto para 25 de outubro.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a presidente da República nas eleições de 2026

Confira a lista dos possíveis candidatos ao governo do Distrito Federal em 2026

Celina Leão (PP)

A atual vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, 48 anos, é a sucessora natural do grupo de Ibaneis Rocha para disputar o Palácio do Buriti. Leão é administradora de empresas, foi deputada distrital por dois mandatos e deputada federal. Na Câmara dos Deputados, foi coordenadora da Bancada Feminina. Em 2023, Celina chegou a assumir o cargo de governadora do Distrito Federal por 90 dias durante o afastamento de Ibaneis Rocha determinado pelo ministro Alexandre de Moraes devido à considerada “omissão dolosa” quanto aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Celina Leão é uma possível candidata ao governo do Distrito Federal (DF) nas eleições 2026.

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador do Pará nas eleições 2026

José Roberto Arruda (PSD)

Nascido em Minas Gerais, José Roberto Arruda, 76 anos, é engenheiro, ex-senador e ex-governador do Distrito Federal. Anteriormente, Arruda também serviu como deputado federal e governador do Distrito Federal. O ex-senador desafia o favoritismo do grupo governista após migrar para o PSD para tentar retornar ao Palácio do Buriti.  A carreira de Arruda foi interrompida pelo escândalo do “Mensalão do DEM” (Operação Caixa de Pandora) em 2009, que o levou a ser o primeiro governador do Brasil preso no exercício do cargo e a sofrer o impeachment em 2010. Agora José Roberto Arruda é um possível candidato a governador do Distrito Federal (DF) nas eleições 2026 – a depender do veredicto da Justiça Eleitoral.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a governador da Bahia nas eleições 2026

Leandro Grass (PT)

O professor e ex-deputado distrital, Leandro Grass, 40 anos, é nascido em Brasília e o principal nome em oposição ao governo Ibaneis/Celina. Grass foi eleito em 2018 como deputado distrital pela Rede Sustentabilidade. Posteriormente, o professor migrou para o Partido Verde e, em 2025, foi oficializada a filiação dele ao PT. Grass disputou o Palácio do Buriti anteriormente contra o atual governador, mas ficou em segundo lugar. Agora Leandro Grass é novamente um possível candidato a governador do Distrito Federal (DF) nas eleições 2026.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a governador de São Paulo nas eleições 2026

Paula Belmonte (PSDB)

A deputada distrital Paula Belmonte, 52 anos, é paulista e administradora por formação. Paula é a 2ª vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e atua como Procuradora Especial da Mulher. Ela tentou se lançar em 2022 como pré-candidata na disputa pelo governo do Distrito Federal, mas mudou os planos e conquistou o cargo na Câmara Legislativa. Foi deputada federal entre 2019 e 2022 e ganhou projeção nacional ao atuar na CPI do BNDES. Agora Paula Belmonte é uma possível candidata ao governo do Distrito Federal (DF) nas eleições 2026.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a governador do Rio de Janeiro nas eleições 2026

Ricardo Cappelli (PSB)

O jornalista e ex-ministro-Chefe do gabinete de segurança institucional da Presidência da República, Ricardo Capelli, 53 anos, também deve ser candidato a governador do Distrito Federal nas eleições 2026. Capelli foi designado pelo presidente Lula como interventor federal em janeiro de 2023 após os atos do 8 de janeiro. O ex-ministro atuou como jornalista no início da carreira em 1999, mas filiou-se ao PCdoB já em 2002, quando concorreu para deputado estadual pela sigla, mas não obteve êxito. Em 2021, Capelli filiou-se ao PSB e foi secretário de Comunicação Social no Maranhão. Cappelli ainda precisa de apoio do PT e da Federação Brasil da Esperança para a disputa ao governo.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Fale com um especialista