Quem são os possíveis candidatos a governador de Sergipe nas eleições 2026

A pré-campanha para as eleições de 2026 em Sergipe caminha com o governador Fábio Mitidieri (PSD) em um cenário favorável rumo à reeleição. Além de estar bem avaliado nas pesquisas e ter a vantagem de estar com a máquina pública nas mãos, o mandatário reúne ainda grande apoio de partidos, que inclui o PP, o PDT e o União Brasil. Ou seja, são ingredientes que pavimentam o caminho de um novo mandato. Além dele outros cinco políticos podem ser candidatos a governador de Sergipe (SE) nas eleições 2026.

Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026 no Sergipe e no Brasil! É grátis!

Mesmo sendo do PSD, que tem o governador do Paraná, Ratinho Jr., como um dos nomes colocados até o momento na disputa pelo Palácio do Planalto, Mitidieri disse já ter conversado com o presidente do partido, Gilberto Kassab, sobre seu apoio à reeleição do presidente Lula (PT).

Derrotado por Mitidieri na disputa pelo Palácio Governador Augusto Franco em 2022, o senador Rogério Carvalho (PT) é lembrado como uma possibilidade, embora o caminho mais provável seja mesmo a busca dele pela reeleição no Congresso. Ainda no campo da esquerda, o PSol pode lançar Niully Campos como candidata a governadora de Sergipe. Ela foi candidata à prefeitura de Aracaju em 2024.

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a presidente da República nas eleições de 2026

A oposição tem outros nomes cogitados, mas sem nenhum martelo batido até o momento. O mais citado deles é o de Valmir de Francisquinho (Republicanos), atual prefeito de Itabaiana, terceira cidade mais populosa de Sergipe. Hoje um dos quadros mais fortes do campo bolsonarista, ele foi o candidato ao governo mais votado em 2022, mas, quatro dias antes da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou sua candidatura. À época, ele concorreu pelo PL. Em dezembro do ano passado, migrou para o Republicanos.

Quem também deixou o PL e seguiu para o Republicanos foi a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. Fala-se da possibilidade de ela ser candidata, mas, nos bastidores, a avaliação é de que isso seria pouco provável, uma vez que a prefeita e o vice romperam recentemente. Fora isso, pesa o fato de ela ter sido eleita há menos de dois anos.

Outros nomes que circulam são os do atual secretário municipal de Defesa Social e Cidadania de Aracaju, Delegado André David (Republicanos); o do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) e o do deputado federal Thiago de Joaldo (PP).

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador do Paraná nas eleições 2026

O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, com eventual segundo turno previsto para 25 de outubro.

Quem são os possíveis candidatos ao governo de Sergipe (SE) nas eleições 2026

Fábio Mitidieri (PSD)

Aos 48 anos, Fábio Mitidieri será candidato à reeleição como governador de Sergipe (SE) nas eleições 2026. Ele está bem avaliado e tem maioria na Assembleia Legislativa, com uma ampla coalizão, o que lhe confere um cenário favorável para obter o segundo mandato à frente do Palácio Governador Augusto Franco. Nascido em Aracaju e formado em Administração, Mitidieri é filho do ex-deputado estadual Luiz Mitidieri. Estava no segundo mandato como deputado federal quando foi eleito governador em 2022. Antes, ele foi vereador em Aracaju, secretário municipal de Esporte e Lazer da capital sergipana e secretário estadual do Trabalho.

Delegado André David (Republicanos)

Aos 52 anos, é o atual secretário municipal de Defesa Social e Cidadania de Aracaju. É baiano de Salvador (BA), mas se mudou na juventude para Sergipe. Lá, virou delegado e, nos 15 anos antes de ser convidado por Emília Corrêa para o secretariado, atuou em vários municípios. Foi, por exemplo, diretor do Departamento de Combate a Narcóticos (DENARC) e titular da 2ª Delegacia Metropolitana de Aracaju. Candidatou-se pela primeira vez em 2022 a deputado federal pelo Republicanos. Obteve 31 mil votos e era o primeiro suplente do partido. Agora Delegado André David é um possível candidato ao governo de Sergipe (SE) nas eleições 2026.

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos ao governo do Tocantins nas eleições 2026

Georgeo Passos (Cidadania)

Georgeo Passos é deputado estadual há três mandatos e faz oposição ao atual governador. Até o fim do ano passado, era presidente do Cidadania no estado. Foi candidato a prefeito de Ribeirópolis (SE) em 2024, mas foi derrotado. Aos 44 anos, é formado em Direito e foi servidor concursado do Poder Judiciário. Nascido em Aracaju, tem atuação no controle e fiscalização dos atos administrativos e políticos do governo do Estado. É filho do ex-prefeito de Ribeirópolis e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Antônio Passos. Agora Georgeo Passos pode ser candidato a governador de Sergipe (SE) nas eleições 2026.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a governador de São Paulo nas eleições 2026

Niully Campos (PSol)

Advogada e professora, Niully Campos tem 37 anos e nunca ocupou cargos eletivos. Disputou uma eleição pela primeira vez em 2016 para vereadora de Aracaju. Dois anos depois, tentou ser deputada estadual e, em 2022, concorreu ao governo do estado. Até agora todas as tentativas foram sucesso. Agora Niully Campos tentará mais uma vez ser candidata a governadora de Sergipe (SE) nas eleições 2026.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a governador do Rio de Janeiro nas eleições 2026

Thiago de Joaldo (PP)

Deputado federal eleito pela primeira vez em 2022, é opositor do governador. Foi secretário de Assistência Social e do Trabalho da Prefeitura de Itabaianinha e também comandou as pastas de Administração e Finanças e de Educação no mesmo município. É formado em Direito e teve atuação na área tributária. Em setembro do ano passado, usou as redes sociais para se desculpar por ter votado a favor da PEC da Blindagem. Thiago de Joaldo é um possível candidato ao governo de Sergipe (SE) nas eleições 2026.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a governador do Distrito Federal em 2026?

Valmir de Francisquinho (Republicanos)

Atual prefeito de Itabaiana, é um nome forte especialmente no interior do estado. Valmir de Francisquinho foi o candidato mais votado a governador de Sergipe (SE) no primeiro turno das eleições de 2022, mas teve seu registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) condenou o político por abuso de poder político e econômico, tornando-o inelegível por oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa. O entendimento foi de que ele, quando era prefeito de Itabaiana (atualmente Francisquinho está no terceiro mandato), usou recursos municipais para beneficiar a candidatura de seu filho como deputado estadual. Francisquinho migrou do PL para o Republicanos junto com alguns nomes da oposição no estado, incluindo a prefeita de Aracaju, em dezembro de 2025. Agora Valmir de Francisquinho é um possível candidato ao governo de Sergipe (SE) nas eleições 2026.

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a governador de Pernambuco nas eleições 2026

Fale com um especialista