Quem são os possíveis candidatos a governador de Roraima nas eleições de 2026

A disputa pré-eleitoral em Roraima está em compasso de espera. O governador Antonio Denarium (PP) e o vice Edilson Damião (Republicanos) estão sob julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso pode levar à cassação de ambos. Mesmo com o cenário de incerteza, sete políticos podem ser candidatos a governador de Roraima (RR) nas eleições 2026.

Damião é o nome natural para ser o candidato de Denarium, que pretende concorrer ao Senado. Ambos são acusados de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. A chapa foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), mas eles permanecem no cargo porque ainda há recurso pendente de julgamento no TSE.

Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026 em Roraima e no Brasil! É grátis!

Enquanto Denarium e Damião, que representam as forças bolsonaristas no estado, tentam reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Teresa Surita (MDB), ex-prefeita de Boa Vista, desponta como uma forte candidata nas pesquisas de intenção de voto para o governo de Roraima. Porém, há ainda a possibilidade de ela concorrer ao Senado, abrindo vaga na cabeça de chapa para seu colega de partido Arthur Henrique, atual prefeito da capital de Boa Vista;

Se Damião for cassado, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), pode ser o candidato da situação e já anunciou nas redes sociais que fará campanha pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) a presidente.

O primeiro turno das eleições 2026, tanto para o governo do estado de RR quanto para presidente, será realizado no dia 4 de outubro.

Veja a lista completa dos possíveis candidatos ao governo de Roraima (RR) nas eleições 2026

Arthur Henrique (PL)

Prefeito de Boa Vista desde 2021, Arthur Henrique foi reeleito no primeiro turno com mais de 75% dos votos válidos. É servidor público, com carreira construída na gestão municipal. Atuou como secretário na gestão de Teresa Surita, quando ganhou destaque pela implementação de programas educacionais. Em 2016, ocupou foi vice na chapa vencedora da ex-prefeita. Arthur Henrique mantém boa relação com Surita e pode ser candidato a governador de Roraima (RR) nas eleições 2026.

Dr. Raposo (PP)

Advogado, se consolidou como liderança política regional ao ser reeleito como prefeito de Normandia (RR) em 2024. Raposo integra a rede de prefeitos que dão sustentação política ao governo estadual de Antonio Denarium, especialmente em pautas ligadas a infraestrutura e programas sociais. Dr. Raposo figura como opção de candidato governador de Roraima (RR)  do grupo da situação roraimense nas eleições 2026, caso Damião seja cassado.

Edilson Damião (Republicanos)

Atual vice-governador, Edilson Damião é um possível candidato ao governo de Roraima (RR) nas eleições 2026. É engenheiro civil e considerado o principal aliado do governador Antonio Denarium. Caso mantenha sua elegibilidade, desponta como potencial sucessor do governador. Caso não seja cassado, deverá assumir o governo em abril de 2026. As acusações que recaem contra ele são de distribuição de cestas básicas e reformas em casas de eleitores durante a campanha de 2022, ou seja, uso da máquina pública para fins eleitorais.

Juscelino Kubistchek Pereira (PT)

Juscelino Kubitschek Pereira é advogado e já atuou em movimentos sociais e na defesa de pautas ligadas ao social, sendo considerado um nome para a renovação da esquerda na região Norte do país. Além de presidente do Detran-RR, foi superintendente do Incra-RR. Juscelino Kubistchek Pereira foi lançado pela federação PT-PV-PCdoB como pré-candidato ao governo de Roraima (RR) nas eleições 2026. A candidatura de Pereira tem por objetivo principal reconstruir o “campo progressista” no Estado.

Romero Jucá

Ficou conhecido nos meios políticos como “eterno líder”, pois atuou como líder de diferentes governos (FHC, Lula, Dilma e Temer), demonstrando habilidade de articulação política. Foi presidente nacional do MDB e alvo de inquéritos e processos da Operação Lava Jato. Em 2018, perdeu a disputa para o Senado em Roraima, encerrando sua sequência de mandatos. É considerado um dos símbolos do chamado “centrão”, com forte capacidade de articulação, mas também alvo de críticas por envolvimento em escândalos. Agora Romero Jucá poderá ser candidato a governador de Roraima (RR) nas eleições 2026.

Soldado Sampaio (Republicanos)

É deputado estadual desde 2011 e presidente da Assembleia Legislativa de Roraima desde 2023. Tem origem nas forças de segurança, o que molda seu discurso político, centrado em ordem, segurança pública e conservadorismo. Soldado Sampaio é um possível candidato ao governo de Roraima (RR) nas eleições 2026. 

Teresa Surita (MDB)

Construiu sua carreira pública com foco em gestão urbana, programas sociais e alianças políticas estratégicas. Foi deputada federal e teve cinco mandatos como prefeita de Boa Vista, tendo sido eleita pela última vez em 2016. Teresa Surita foi casada com Romero Jucá quando ele governou o estado, mas construiu uma carreira política autônoma após o divórcio. Agora Teresa Surita é uma possível candidata ao governo de Roraima (RR) nas eleições 2026.