Quem são os possíveis candidatos a governador do Amazonas nas eleições 2026

A oito meses das eleições 2026, os partidos se movimentam para definir os nomes dos candidatos a governador do Amazonas (AM). Quatro possíveis nomes devem entrar na disputa pelo governo do estado após o final do mandato do atual governador Wilson Lima (União) que, por já ocupar o cargo por dois mandatos consecutivos, não poderá mais tentar a reeleição.

As eleições para governadores e também para a presidência da República em 2026 estão marcadas para o dia 4 de outubro, com possível segundo turno previsto para 25 de outubro.

O limite para a oficialização das candidaturas é em agosto de 2026. Até lá, outros nomes podem surgir para a disputa pela liderança do estado.

Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026! É grátis!

Até o momento são cotados como candidatos ao governo do Amazonas (AM) o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o ex-governador e senador Omar Aziz (PSD), a educadora e empresária Maria do Carmo Seffair (PL) e o atual vice-governador Tadeu de Souza (PP).

+JOTAQuem são os pré-candidatos a presidente da República nas eleições de 2026

Confira a lista dos possíveis candidatos ao governo do Amazonas (AM) em 2026

David Almeida (Avante)

O atual prefeito de Manaus, David Almeida, 56 anos, é um dos nomes cotados para ser candidato ao governo do Amazonas nas eleições 2026. Almeida foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do estado do Amazonas (Aleam) e governador interino do Amazonas. O prefeito é formado em Direito pela Universidade Luterana de Manaus e disputou pela primeira vez um cargo público em 2004, quando concorreu a vereador de Manaus, mas não foi eleito. Em 2006, assumiu o primeiro cargo eletivo como deputado estadual, tendo sido reeleito até 2014. Em 2018, chegou a disputar o governo do Amazonas pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas sem sucesso. Nas eleições municipais de 2020, foi eleito como prefeito de Manaus, tendo sido reeleito em 2024.

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador de Rondônia nas eleições 2026

Maria do Carmo Seffair (PL)

Maria do Carmo Seffair, 64 anos, é educadora, empresária e co-fundadora da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), com seu marido. Seffair é mestre e doutora em Direito e conquistou relevância como figura pública em 2024, ao candidatar-se a vice-prefeita de Manaus na chapa do Capitão Alberto Neto. Antes de filiar-se ao Partido Liberal (PL), a empresária era presidente estadual do partido Novo. Agora Maria do Carmo Seffair é uma possível candidato a governadora do Amazonas (AM) nas eleições 2026.

Omar Aziz (PSD)

O senador Omar Aziz, 67 anos, é engenheiro civil por formação e nasceu em Garça, interior de São Paulo. Aziz é um dos fundadores do Partido Social Democrático (PSD), ao qual é filiado até hoje. Apesar de ter nascido em São Paulo, o senador tem uma longa carreira consolidada no Amazonas, onde foi vereador e vice-prefeito de Manaus e, posteriormente, deputado estadual e vice-governador. Em 2010, Aziz assumiu o cargo de governador depois da renúncia de Eduardo Braga para disputar o Senado. No mesmo ano, foi eleito governador do Amazonas logo no primeiro turno. Em 2014, abriu mão do governo do estado para se eleger como senador. Ele voltou a disputar o governo do Amazonas em 2018, mas não obteve êxito. Em 2021, ganhou destaque por presidir a CPI da Covid-19 e, nas eleições de 2022, foi reeleito senador pelo Amazonas. Agora Omar Azis será novamente candidato a governador do Amazonas (AM) nas eleições 2026.

Tadeu de Souza (PP)

O atual vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, 53 anos, é advogado por formação e originário da cidade de Manaus. Ele é o sucessor natural do atual governador Wilson Lima. Tadeu é ex-procurador-geral do Estado com uma carreira de 25 anos no serviço público. O vice-governador também atuou como secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus. Agora Tadeu de Souza será candidato a governador do Amazonas (AM) nas eleições 2026.