Quem são os possíveis candidatos a governador de Mato Grosso nas eleições 2026

A oito meses do pleito, são sete os possíveis candidatos a governador de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026. O atual governador Mauro Mendes (União Brasil), que tem uma gestão bem avaliada, articula a sucessão em torno de seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), que defende a continuidade e a manutenção das bases do atual governo.

Apesar de contar com o apoio do atual governador e presidente estadual do União Brasil, a pré-candidatura do vice não é consenso na sigla. Uma ala do partido defende o nome do senador Jayme Campos, sob o argumento de que sua candidatura fortaleceria o União Brasil na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026! É grátis!

No espectro político mais à direita, o PL lançou a pré-candidatura do senador Wellington Fagundes, que se apresenta como o nome apoiado por Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro. O parlamentar tem adotado um discurso mais duro contra o Supremo Tribunal Federal (STF), marcando uma inflexão de um perfil mais técnico para um posicionamento mais ideológico.

Ainda no campo bolsonarista, há uma ala mais radical que apoia o nome do produtor rural Maurício Tonhá, convidado a ser candidato pelo partido Democracia Cristã.

Pelo lado da oposição a Mendes, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PV), e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), são citados como alternativas para montar um palanque para o presidente Lula no estado. 

+JOTAQuem são os possíveis candidatos a presidente da República nas eleições de 2026

Outros possíveis candidatos são a médica Natasha Slhessarenko (PSD) e Marcelo Maluf (PSDB). 

Confira a lista completa dos possíveis candidatos ao governo de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026

Jayme Campos (União Brasil)

Empresário e agropecuarista, é senador e um dos nomes mais tradicionais da política mato-grossense. Filiado ao União Brasil desde o início da carreira, foi prefeito de Várzea Grande e governador do estado entre 1991 e 1995. Jayme Campos declarou que “não abre mão” de ser candidato a governador de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026. Aposta na experiência e no apoio de lideranças locais para viabilizar sua candidatura, apesar de não contar com o apoio de Mauro Mendes. 

José Carlos do Pátio (PV)

Principal liderança da esquerda progressista no interior de Mato Grosso, construiu sua carreira política em Rondonópolis, onde foi vereador por três mandatos e prefeito por dois. Também exerceu quatro mandatos como deputado estadual. Tem um forte recall eleitoral em um estado dominado pelo agronegócio. José Carlos do Pátio é um possível candidato a governador de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026. 

Marcelo Maluf (PSDB)

Empresário e atual vice-presidente do PSDB em Mato Grosso. É proprietário do Grupo São Benedito, que atua no setor da construção civil há 42 anos. Já ocupou cargos em entidades empresariais e é conhecido por ter interlocução com diferentes grupos políticos. Marcelo Maluf é pré-candidato ao governo de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026.

+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador de Alagoas nas eleições 2026

Maurício Tonhá (Democracia Cristã)

Maurício Tonhá é um produtor rural com inserção entre sindicatos e pecuaristas de médio porte. Apresenta-se como representante do “bolsonarismo raiz”. Maurício Tonhá é um possível candidato a governador de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026 pelo partido Democracia Cristã.

Natasha Slhessarenko (PSD)

Natasha Slhessarenko é filha da ex-senadora Serys Slhessarenko – a única petista eleita ao Senado por Mato Grosso. É formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1990, tendo se especializado em Pediatria. É também professora e empresária. Nas eleições de 2022 tentou se viabilizar para ser candidata a senadora, mas não conseguiu. Agora Natasha Slhessarenko quer ser candidata a governadora de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026.

Otaviano Pivetta (Republicanos)

Gaúcho radicado em Mato Grosso desde a década de 1980, é um dos maiores produtores agrícolas do país. Ganhou notoriedade como prefeito de Lucas do Rio Verde por três mandatos, onde implementou um modelo de gestão focado em indicadores de eficiência e educação, transformando a cidade em referência nacional. Evita se envolver em polêmicas ideológicas nacionais ou de costumes e demonstra simpatia pela eventual candidatura de seu colega de partido, Tarcísio Gomes de Freitas, à Presidência da República. Vice-governador, Otaviano Pivetta deve ser candidato a governador de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026.

Wellington Fagundes (PL)

Médico veterinário, tem uma trajetória legislativa de mais de 30 anos ininterruptos no Congresso Nacional. Exerceu seis mandatos consecutivos como deputado federal (1991–2015) antes de ser eleito senador em 2014 e reeleito em 2022 com 63,54% dos votos válidos. Tem como principal bandeira a defesa do agronegócio. Wellington Fagundes deve ser candidato a governador de Mato Grosso (MT) nas eleições 2026 já que teve a pré-candidatura confirmada pelo diretório estadual do PL, em alinhamento direto com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.