Transição da reforma tributária terá análise de comitê de especialistas no JOTA

A transição da reforma tributária sobre o consumo, que iniciou-se agora janeiro de 2026, inaugura uma etapa decisiva para testar o novo modelo de tributação aprovado pelo Congresso. Embora a cobrança dos tributos instituídos pela reforma ainda não esteja em vigor, contribuintes e Fisco passam a conviver com mudanças operacionais relevantes, como a adaptação das notas fiscais. Este ano deverá entrar em pauta ainda a implementação do split payment e a calibração das alíquotas.

É nesse contexto que o JOTA lança o Pulso da Reforma – projeto que reúne um comitê de especialistas em Direito Tributário, economia e política fiscal ao lado do time de Tributos do JOTA. O objetivo é criar um termômetro sobre como o processo vem sendo implementado, identificar avanços e antecipar riscos e gargalos que possam exigir ajustes.

O comitê será formado por especialistas selecionados pelo JOTA com base em critérios como capacidade técnica, experiência com os temas da reforma e diversidade de visões. A cada trimestre, eles irão avaliar o andamento de pontos considerados prioritários na transição. As respostas serão individuais, sem interação entre os participantes, de modo a preservar a independência das opiniões.

As avaliações servirão de base para reportagens do JOTA sobre a implementação do sistema tributário reformulado, ajudando a mapear tendências, consensos e divergências ao longo do período de transição. A proposta é captar avaliações qualificadas de profissionais que acompanham de perto os impactos da reforma no dia a dia de empresas, contribuintes e da administração tributária.

Com esse projeto, o JOTA amplia sua cobertura sobre a reforma tributária, oferecendo ao leitor uma leitura qualificada e contínua de um processo que será determinante para o futuro do sistema de arrecadação no país.

Fale com um especialista